sábado, 14 de novembro de 2009

vacinação das crianças para a Gripe A


Tendo o Ministério da Saúde decidido ampliar a vacinação contra a Gripe A (H1N1) às crianças a partir dos 6 meses, como estratégia de Saúde Pública para evitar a propagação do vírus, mas também para protecção dos mais vulneráveis, sou da opinião que os pais devem vacinar os seus filhos quanto antes, informado-se no centro de saúde da área de residência sobre o timing e horário adequado (que pode variar de centro para centro).

A vacina é segura e eficaz.

Mário Cordeiro

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

excesso de zelo ou de absurdo?



Em 1997, a situação dos parques infantis e espaços de jogo e de recreio era pior do que má, morrendo crianças e sendo internadas muitas por traumatismos~e ferimentos acidentais. Nessa altura, o governo decidiu, através do ministro José Sócrates, criar um grupo de trabalho para o efeito e tornar lei as decisões técnicas deste.
Em consequência, a segurança dos referidos espaços aumentou enormemente e os acidentes desceram muito.

Em Maio deste ano, o Governo procedeu à revisão da Lei, estabelecendo o encerramento dos parques que não cumprem a legislação e que teriam de pagar coimas: ao encerrarem, deixam de ter de o fazer. Em Oeiras, por exemplo, fecharam 80 parques, por "dá cá aquela palha", reduzindo enormemente as oportunidades para brincar em meio urbano. Mais: as crianças irão procurar outros locais, menos organizados, com eventual aumento de risco e de perigo.

O excesso de zelo leva ainda a coisas quase surrealistas, como a multa por "não ter informação quanto à lotação do parque" ser sete vezes superior à multa decorrente da "amputação de um dedo de uma criança num equipamento perigoso"!


Outro aspecto errado, é que o valor das coimas não reverte para a implementação da segurança nos parques ou para a formação de técnicos.

Mário Cordeiro

Enfim. Coisas do absurdo!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ensino laico ou confessional?

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou a Itália por insisitir em colocar crucifixos nas salas de aula dos estabelecimentos do Ensino Público. O Vaticano reagiu - como sempre faz -, mas para mim a questão é pacífica: se o Ensino Público é laico, como é o caso em Portugal, não deverão estar, nas salas de aula, quaisquer elementos figurativos religiosos, salvo os que se encontrem em quadros ou outros elementos de decoração ou relativos à aprendizagem.

Mário Cordeiro

terça-feira, 27 de outubro de 2009

para ler, conhecer e aplicar

Vale a pena ler aqui a nova Lei do acompanhamento quando de hospitalização.

Mas não basta ler, é preciso EXIGIR o cumprimento integral desta legislação.





acima: Salvador Dali - "A criança doente"
em baixo: Eduard Munch - "A criança doente"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Boa tarde,

(...) com o inicio das chuvas, já começaram a verificar-se os receios dos Pais e Vossos, foi-me contado pelos meus filhos que ontem à hora de almoço, transitaram de uma escola para a outra debaixo de chuva e sem qualquer protecção, permanecendo molhados após tal período. Ora parece-me que em definitivo terá de ser encontrada uma solução imediata, pois não poderemos aceitar mais protelamento. Sugere-se que se equacione a passagem entre as duas escolas por uma acesso mais directo e aparentemente mais curto ( esta sugestão veio do meu próprio filho, que se questiona e fica indignado com as situações a que estão sujeitos ).

Ao dispor e grata


Uma Mãe

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

É já amanhã!


Começa amanhã, dia 22, o Encontro do Plano Nacional de Leitura, na Fundação Gulbenkian.

A entrada é gratuita e o Programa pode ser consultado aqui.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Regime da Fruta Escolar


As escolas do 1.º ciclo vão começar a distribuir frutas e produtos hortícolas às crianças, ao abrigo da portaria 1242/2009 que aprova o Regime da Fruta Escolar e que visa contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde.



O Diploma da União Europeia que suporta estas medidas pode ser consultado aqui.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

locais de excelência - 1

Ora aqui está uma informação muito interessante.

Pena é que o tempo vá piorar, mas há sempre uns dias bonitos para aproveitar.

domingo, 18 de outubro de 2009

estará tudo doido? - parte 2


O voo à deriva de um balão que alegadamente transportava uma criança de seis anos e que cativou na quinta-feira milhares de norte-americanos de Fort Collins, no Colorado, foi, afinal, um golpe publicitário da família.

TSF on-line


Comentários para quê? Espero que os "5 minutos de fama" se convertam em alguns meses de cadeia...

Pobre criança que tais progenitores tem!

sábado, 17 de outubro de 2009

podem dar um café forte aos vossos filhos!

O café (forte), tomado de manhã, ajuda o cérebro a filtrar os estímulos secundários e desnecessários, promovendo assim a atenção para estímulos mais importantes. Por outro lado, se pensarmos que os estudantes são hiper-estimulados, designadamente por estímulos artificiais, esta função de filtro vai ajudar o cérebro a não se encher de "lixo" que, principalmente durante o sono terá que triar e gerir.

Assim a criança poderá dormir melhor, em termos de qualidade de sono. Além de que, a cola ou o ice-tea também tem cafeína.

Assim, uma criança de 6 anos pode (e deve) beber um café de manhã, com ou sem leite, com ou sem açúcar. Só naõ deve se houver uma contra-indicação específica, o que é muito raro.

Enão se assustem, Pais e Professores: as crianças ficam mais calmas, e às seis da tarde já não há cafeína no organismo, e a criança dormirá bem... até melhor, porque o cérebro não terá demasiado "lixo" para separar e deitar fora. Incrível, não é?

Mário Cordeiro